17.4.17

Conheça a pluralidade artística de Bruna Novellino

“... Ser uma ilustradora negra me dá vontade de representar tudo o que falta ser representado na nossa cultura.”




@nabru0


Não sei se você já percebeu, mas a maioria das pessoas que te cercam são bem diversas, ou seja são ótimas em uma determinada coisa e são boas em outras também. Acabam fazendo de tudo um pouco, porque a alma pede e tem talento pra isso.

A ilustradora que irei mostrar a vocês hoje, também tem essas características, Bruna Novellino ou Nabru ( @nabru0 )

Pessoas especias merecem momentos especiais. Botei pra tocar um dos meus cantores favoritos pra falar pra vcs da Bruna Novellino, ou melhor, Nabru.


Ela que é modelo quando chamam, designer de produto na UFRJ  e artista. Mora no Rio, especificamente em Laranjeiras.


Nabru - ilustradora-13.png

Nabru, sempre foi de por a mão na massa, desde criança fazia ilustrações, criava roupas pras suas bonecas… Enfim, sempre teve um direcionamento pra esse lado artístico antes mesmo de entrar na faculdade, onde na aula de artes criou as ilustrações intituladas #osmeusamigos

Se você mora no Rio e fica atento às paredes e postes da cidade, quando anda nas ruas, com certeza  já deve ter visto as ilustrações espalhadas por aí.

As ilustrações promovem a mensagem de que todos nós somos, ao mesmo tempo, iguais e diferentes. No sentido de que todos nós devemos aceitar nossas diferenças e acreditar que podemos viver e estar sempre em conjunto.Pensando nesse conceito, ela acredita que esses personagens devam estar entre nós, no nosso cotidiano e em nossas casas. (♥, muito fofa, né!?)

Papel, madeira, paredes….são alguns dos materiais que @Nabru utiliza para fazer suas ilustrações e em 2016 ela mostrou sua versatilidade em tecidos também, quando criou para marca Garimppo uma coleção de peças customizadas por ela.


Nabru - ilustradora-03.png


Pedi pra que ela contasse um pouco como é ser uma ilustradora negra.


Pra ela foi um processo inicial de se entender primeiro como mulher negra, no qual sua arte acompanhou esse processo de descobertas religiosas, históricas e culturais.


“ A minha liberdade de expressar a cultura que eu sinto que faço parte e poder representar imagens e pessoas que são referências de força para os negros e principalmente para as mulheres negras me dá uma força enorme. Ser uma ilustradora negra me dá vontade de representar tudo o que falta ser representado na nossa cultura.”




Como muitas mulheres negras Bruna relata que passou pelo processo de ter uma auto estima baixa o suficiente para desvalorizar a si mesma e seu trabalho, e expos o quanto a incomoda quando ao mostrar seu trabalho falam primeiro da sua imagem e não do seu trabalho.

@Nabru tem um trabalho lindo, e merece ser valorizada por isso. São diversos lambe-lambes, adesivos, cartazes .... que incluem ( bastante) sereias, cangaceiros, mulheres negras de turbantes ou não,  além de ícones como Nina Simone, Frida Kahlo e algumas homenagens aos orixás da espiritualidade yoruba. Tudo artesanal viu?! e com um toque de exclusividade (com exceção de um ou outro adesivo)



Nabru disponibiliza suas peças para compra em alguns eventos como feiras e festas, mas você pode adquirir entrando em contato pelo email brunanovellino@gmail.com


Aproveite e a sigam nas redes sociais





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Compartilhe!