22.9.15

Tendência : "Camiseta-protesto"


A camiseta sempre foi ícone de rebeldia! Uma camiseta branca para muitos, pode ser um item básico no guarda- roupa, para outros  uma  camiseta branca   pode ser um grande veículo de contestação e protesto, sendo usada para levantar as mais variadas bandeiras. Já reparou que as “Camisetas-protesto” voltaram com tudo? A sociedade passa por uma fase de grandes mudanças, ninguém aguenta mais ficar calado; a internet  e as redes sociais estão aí trazendo todo tipo de informação e amplificando discursos; uma foto e sua mensagem ganha  o mundo; união civil gay, feminismo, homofobia, gordofobia, racismo, empoderamento... Qual o seu protesto ? Que "camiseta" vocês veste? Pensando nesse momento de mudanças e conscientização, decidi criar esse post para inspirar você que gosta de chegar já dando o seu recado . Se liga só em quanta atitude uma camiseta pode trazer !

Negra, Preta ...
Por causa deles nós podemos...

Punhos fechados remetendo ao movimento do Panteras Negras



Você não pode sentar-se conosco : camiseta relembrando os momentos de segregação racial

Fique Forte : camiseta com imagem de Angela Davis um dos símbolos do ativismo negro americano



Preto é lindo!!!



Não toque no meu cabelo


A American Apparel foi uma das primeiras marcas a lançar as camisetas com mensagens de protesto. Quem lembra da Legalize Gay? Eles tem uma linha chamada Controversy com camisetas com temas que geram uma discussão, controvérsia ou polêmica, como é a questão da Transsexualidade hoje em dia.









Cultura não está a venda 


Willow Smith aparceeu com essa camiseta, levantando a bandeira das feministas. A camiseta vem escrito nomes das feministas   Audre , Gloria, Angela e  Bell, da marca Thugz Maison, batizada com "Camiseta das Deusas". Essa aparição dela com a camiseta gerou várias polêmicas nos EUA, uma sobre ser um cópia das camisetas com nomes de símbolos do rock da marca de Amsterdam chamada de Experimental Jetset e outra pela marca estar se apropriando da causa das feministas para vender camisetas.Quem quiser saber mais dessa polêmica é só clicar aqui .


Saiba mais sobre cada uma abaixo!


Camisetas com símbolos negros são uma forma de protesto e tanto: cabelo black power, aquela tee da sua banda negra preferida ou do seu festival de rock ( Viva o Afropunk!), mapa da África ...Demonstram todo seu orgulho de ser Negro .



Conhece a dupla Thee Satisfaction ?






Aqui no Brasil agente tem algumas marcas de Afroempreendedorxs que estão mandando super bem nessa "militância fashion " Olha só quanta coisa legal !


A Maria Chantal que é colunista aqui do blog tem uma marca e produz essas camisetas com a frase : Duro é seu Racismo .Porque já chega de chamarem nosso cabelo de duro ou ruim, né?!


A Dresscoração tem essa camiseta I Love My Hair super empoderadora!


A marca infantil Lulu e Lili vem com a mensagem: Por Favor, Não toque no meu cabelo! Porque, realmente, chega  dessa indústria impondo o que devemos ou não fazer em nossos cabelos e dessa gente que fica achando nosso crespo exótico e toca sem perguntar se pode. Chega!

A marca baiana Divegana levanta a bandeira Vegan,  o lema deles é veganismo popular com uma pitada de Glamour, incentivam uma alimentação saudável sem o consumo de alimentos de origem animal. Além da marca de camisetas eles tem um site e um canal de culinária incrível no Youtube, eu não faço nada, mas adoro ver ! rsrsrs


A carioca Fowler fez uma versão com elementos da cultura negra  carioca, exaltando  o samba de raiz, partido alto, chorinho e  subúrbio carioca.


Lá na minha loja virtual, a Snipper , tem essa camiseta Black 90 que é um tributo a Geração 90 e a toda cultura Black e do Hip-hop desenvolvida durante esse período. Corre lá pra levar a sua !

Curtiu o post ? Deixe seu comentário!

2 comentários:

  1. Ai meu $ kkkkk
    é muita inspiração e desejo pra pouca grana rs
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. onde posso encontrar esses tipos de camisa ? tem alguma loja virtual que vc indicaria ?

    Abraços

    ResponderExcluir

Gostou? Compartilhe!