27.7.14

A arte de Tim Okamura

Pesquisando sobre imagens para postar a ilustração do dia na página do blog (não esqueçam de curtir ao lado!) acabei encontrando uma Pintura de Tim Okamura e de cara fiquei encantado com a primeira obra que vi . Poucas vezes tinha me visto refletido em uma obra de arte ,na minha cabeça ainda estavam enraizadas aquelas imagens de pintura que vemos nos livros de História da escola ( que você pode ver aqui) ,o negro sempre representado como escravo nas pinturas ,levando chibatadas no lombo , carregando sacos nas costas , sofrendo nas senzalas sujas e escuras .Esse post não é para falar da representação do negro na arte e sim pra falar de como fiquei maravilhado de ver a figura do negro tão bem representada. Acho que se eu tivesse esse dom para o retrato representaria o negro assim ! Acho que as obras de Tim representam tão bem a forma que vejo o negro ,de forma tão estilosa que poderiam perfeitamente representar um look do dia ou uma inspiração de Streetstyle .Sente só o que estou falando nas imagens abaixo!



Tim Okamura é um pintor de Retratos do Canadá ,que mudou-se para Nova Yorque ,onde percebeu na multiculturalidade da cidade um grupo de pessoas  que eram sub-representadas artisticamente e  considerava interessante ver representadas nas grandes galerias do século 21, em sua grande maioria pessoas negras ,ou afroamericanas , mas também é possível ver diferentes grupos étnicos representados em suas obras .Fixando residência no Brooklin , Okamura começou a representar personagens do graffiti ,da música,das ruas,das artes marciais ...Suas obras são compostas por colagem , tinta spray e técnica mista.

"Suas pinturas são filtradas através da lente de sua própria experiência pessoal, como alguém de raça mista que  cresceu  no Canadá, onde ele foi muitas vezes identificado como "diferente", e até mesmo ridicularizado por essa percepção. Assim, temas como cultura , etnia e identidade social são evidentes em sua obra, constituída para desafiar estereótipos. "

Pinturas de Okamura foram exibidos em galerias de todo os EUA e Canadá e  Londres, Inglaterra. Ele chegou a ser pré-seleccionado pela "Royal Surveyor" , para criar  um retrato encomendado pela  Rainha da Inglaterra. 

Suas pinturas aparecem com destaque na comédia romântica Prime (2005), um filme estrelado por Meryl Streep, Uma Thurman e Bryan Greenberg no papel de "David", um jovem, talentoso pintor aos 20 anos que vivem em Nova York. O trabalho de Okamura também é mostrado nos filmes Jersey Girl (2004), Escola de Rock (2003) e pedaços de Abril (2003). 

Celebridades como Thurman, John Mellencamp e Ahmir "Questlove" Thompson obtiveram suas pinturas para suas coleções privadas. Seu trabalho está incluído na coleção permanente do Centro de Congressos de Toronto, Standard Chartered Bank e o Museu Davis em Massachusetts. 




























 A cantora Erikah Badu 
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Compartilhe!